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  • Érica Marina

Como agregar valor ao seu consultório?!

Pode ser que o seu potencial técnico não esteja sendo bem valorizado por conta de outros fatores.


1. Agendamento de consulta eficaz – a sua secretária dever ser extremamente simpática e a sua agenda deve ser respeitada, evitando atrasos no atendimento. Atualmente, os consumidores de qualquer serviço estão cada vez menos dispostos a serem mal atendidos e atraso é um desrespeito ao paciente.


2. Atendimento excelente – é nesse ponto que você deve se esmerar em ter um elevado nível técnico, mas também cortesia e respeito ao ser humano sentado em sua cadeira. Explicações claras sobre o tratamento proposto aumentam sua credibilidade como profissional e a chance de o paciente aceitá-lo.


3. Conhecer o público alvo – lembre-se que oferecer um serviço ao seu paciente é mais simples do que encontrar pacientes para um novo serviço que queira oferecer. Então entender quem é o paciente típico que frequenta seu consultório lhe ajuda a direcionar escolhas de especialização.

4. Questões extrínsecas à qualidade do seu serviço – lembre-se que existem outros tipos de valorização da imagem pessoal ou profissional do dentista que ajudam a precificar melhor dentro do consultório. Por exemplo: entre um excelente dentista pouco conhecido e o “dentista das famosas”, qual você acha que consegue agregar um melhor valor ao tratamento?


5. Precificação e ambientação – podemos ver sempre em materiais de marketing que o preço que você dá ao seu serviço aumenta o valor percebido pelo seu paciente.

O ambiente em que você faz o atendimento pode lhe impedir de trazer sucesso a essa estratégia. Se você aumenta o preço do seu atendimento sem dar uma melhoria de estrutura e equipamentos no atendimento, isso só vai fazer os pacientes fugirem.


É nesses dois últimos itens que entra o nosso trabalho, pra ajudar o dentista a se valorizar aos olhos do seu paciente. O fato aumentar o valor da consulta pode ser só uma motivação para ele procurar um local diferente. Avalie se o seu consultório não está precisando de uma reforma há anos e você perdendo pacientes sem saber por quê. E, se quiser ir mais além, pense se um novo conceito de consultório, um novo local, uma reforma com ampliação, não podem contribuir a trazer o público diferenciado que você deseja.


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